terça-feira, 12 de agosto de 2008

Kiss your past good bye

Eu andei pensando esses últimos tempos em algumas coisas, no passado, e nas lembranças que ficam dele, físicas, no caso. Sabe, eu sempre fui de guardar essas coisas, sejam fotos, cartas, postagens... logs eu não tenho, mas todo o resto eu sempre mantive. Acho que normalmente as pessoas não fazem isso, mas bem, eu sempre fiz.

Como ia dizendo, esses últimos dias andei pensando mto nessas coisas, e acabei chegando a algumas conclusões. Às vezes realmente não há pq manter certas coisas, sei lá, fotos mantenho quase sempre, mania, sabe-se lá se daqui a alguns anos não será bom ver né? Mas cartas, coisas escritas, mtas vezes não mto agradáveis, não precisam ser guardadas.

Bem, eu tinha, tenho ainda, um diário. Na verdade, eu nunca soube escrever em um diário, não sei fazer coisas do tipo: "Olá querido diário, hoje é dia tal e fulaninho me olhou e piscou o olho, não é o máááximo??", me sinto uma ridícula só de pensar em coisas assim. Mas de fato eu tive um diário, e tentei utilizá-lo.

Pois bem, ontem decidi arrancar todas as páginas escritas daquele maldito livrinho. Sim, foi uma viagem desde 2001 até 2006, sim, até 2006, pois 2007 foi um ano esquisito em minha vida, e até mesmo parece que não existiu, e nesse ano eu simplesmente não quis perder meu tempo com ele. Bom, mas pq arrancar tudo e queimar ainda?

Aaaah, eu percebi como a gente escreve mais coisas ruins do que boas ao longo do tempo. Claro, sempre há as coisas boas, mas na maior parte das vezes, quando é algo mais íntimo, acabamos externando mta mágoa, eu pelo menos, no caso. Ai acabei pensando, pra que guardar esse tipo de memória? Arranquei tudo, sobraram apenas páginas em branco, como um novo começo, uma virada extremamente brusca de página, pra algo definitivamente novo.

Estava lendo o blog de uma amiga, e ela fez um texto, falando sobre o perdão, como às vezes é quase impossível perdoar, esquecer definitivamente uma mágoa. Bem, no caso do texto em questão, ela afirma que tem ocasiões em que é realmente impossível esquecer, perdoar, não guardar mágoa, tenho que discordar.

Acho realmente que há feridas que demoram mto pra cicatrizar, e há feridas que deixam cicatrizes, mas não são incuráveis, até mesmo a dor de perder alguém definitivamente é uma ferida que tem cura, mas é do tipo que deixa a cicatriz pra sempre. Isso tbm é algo que me veio à cabeça, quando arrancava aquelas páginas sabe? Percebi que tudo que havia sido vivido e retratado naquelas páginas eram coisas há mto superadas, mágoas há mto passadas, que já não me incomodavam mais, era algo de que eu estava livre. Não houve remorso quando joguei fora, quando queimei, pelo contrário, me senti até mais leve.

Finalmente começo a entender algumas frases de auto ajuda, aquelas que os livrinhos sempre tem e que tu sempre lê mas nunca consegue levar pra vida real, "os problemas tem o tamanho que vc dá à eles"; "a vida é simples, nós a complicamos", e por ai vai, e isso ta me fazendo bem, e me ajudando tbm a entender que as pessoas tem defeitos e é regra geral da vida que todo mundo decepciona. Shakespeare já dizia que não importava o quão boa era a pessoa, uma hora ela ia te decepcionar e tu ia ter que aprender a perdoar. Por que sempre esperamos mais do que os outros podem dar?

O maior problema disso tudo está em cada um de nós mesmos, a gente vê mto mais os erros alheios que os nossos, e clama mto mais por ser entendido do que nos propomos a entender. É natural, não há males nisso, desde que uma hora a gente consiga olhar pro passado e não ver mais mágoas. Se eu consegui isso? Sim, de 2001 à 2006, ainda digo que há coisas a serem superadas, mtas ainda, mas irei. Me sinto mto mais apta a isso no momento, pelo menos, e paz de espírito é uma coisa que não tem preço.

Se todos nós aprendessemos a viver no dia de hoje, sem olhar o passado e sem tentar programar o amanhã, conseguiríamos seguir um caminho mais seguro de forma mais fácil. Tente lembrar do passado apenas coisas boas, limpe da memória as coisas ruins, afaste do pensamento coisas que entristecem, e pare de pensar que o hoje é ruim e o amanhã será a salvação. A nossa maior dádiva é o presente, é nele que podemos fazer as coisas, e moldar um novo amanhã, até por isso ele se chama "presente" né? Tentaremos, um dia quem sabe eu consiga isso, todos nós iremos conseguir isso, e ai tudo finalmente será simples, e os problemas verdadeiramente desaparecerão! o/


5 comentários:

Icaro Turci disse...

Fofo!
SAHASUhsAusahsaUSAsa

TAh otemo monaa!
Senti umas diferenças em nois nesse texto, a gente num eh taaaaaaaaaaum clone!
mais eh mais de vivencia meesmo!
Monaa
Ti amo dismais!!
Bjoon!

Claudinha Nogueira disse...

nossa ja to depressiva
e depois de ler esse teu
texto quase me matei de vez
ahuaauahuahauahua
ta brincadeirinha,só pra
descontrair esse momento
tenso chamado "passado"
eu sei o quanto isso pode
influenciar em nossas vidas.
principalmente algo chamado
"diario" né? kkkkkkkkkk
comentando uma parte do teu
texto:
Por que sempre esperamos mais do que os outros podem dar?
realmente tu tem razão nessa
parte.isso tem acontecido cmg
direto =/ e eu tenho quebrado
muito a cara por isso,mas creio
que uma hora a gente aprende
né!.

te amooo florzinha

beijo
;@

Unknown disse...

olha tu ti puxo nesse hein....ta mtu bom....sem palavras
parabens!!!!!!

Caroline disse...

Bom, eu também tinha diário, na realidade tive vários! \O>
Eu ganhava diário de presente em todas as festas comemorativas.Acho que as pessoas deviam achar que eu tinha muito a escrever. õo
No entanto, nunca fui de escrever, mas também tentei, mas só saíram bobagens de lá e acabei arrancando todas as páginas escritas, que nem tu! x)
Os outros eu usei pra as pessoas ''assinarem'', porque tava na moda, na época! AUIEHIAU
E quanto as feridas, lembra que eu te disse que ia escrever um texto sobre ''vivos'', ''mortos'' e ''mortos vivos''?
Sabe, eu ainda não te contei, mas eu já tive experiência com perdas(morte). Eu perdi um ente querido, que morou 11 anos comigo...
Entretanto, passou, nem me sinto mal em falar sobre isso. Falo tranquilamente, sem chorar, nem nada. Quando a gente perde alguém(por morte), alguém que nos é querido, há a questão do conformismo. Você simplesmente se conforma. Não tem mais como aquela pessoa voltar a estar do seu lado.
Agora, quando uma pessoa morre pra ti em vida. Não tem como se conformar. Aquela ferida vai doer pra sempre. Porque o morto vivo, que você tanto amava, te magoou profundamente e ele pode voltar a se encontrar contigo, ou até mesmo, voltar pra sua vida. Eu tenho exemplos na minha vida, de pessoas que possuem mortos vivos nas suas vidas e que quando falam sobre determinadas pessoas choram sempre. Mas isso, talvez, varie de pessoa pra pessoa, vai saber né?!
x)
Te aaamo! ;@@@

Unknown disse...

Maiara...
Como te falei por msn, temos nisso algo em comum.... Só que nunca guardei por muito tempo cartas ou coisas escritas, a não ser fotos. Sempre fazia uma limpesa em certas epocas nos meu intulhos. uahsauhsuahs
Alguns disseram que foi fofo, outros que depressivo... Considero que "livrativo" auhsuahsuahs
Livrar-se de coisas do passado em que ainda por cima são lembranças de momentos ruins nos tira um pesinho das costas né? :)
Ta ai o comentario... :)
Tô gostando de fazer isso... :)
Bjo
TE AMO POR DEMAIS TCHÊ!!!