sábado, 9 de agosto de 2008

Beijing 2008


Bem, ontem eu estava vendo, como muita gente também deve ter visto, se estavam em casa pela parte da manhã, a abertura das Olimpíadas em Pequim. Uma cerimônia lindíssima, diga-se de passagem, mas um tanto maçante, em minha opinião, claro.

A cerimônia se tratava da história dos três mil anos da China, então o espetáculo ia contanto a história da passagem dos anos. Foi um verdadeiro show, comparada a abertura das olimpíadas em Moscou, que por muitos anos foi considerada a melhor de todos os tempos.

No palco havia um grande pergaminho, que abria e fechava conforme iam passando os capítulos da historia, e nele havia vários ideogramas chineses. Durante o espetáculo eles foram mostrando as várias descobertas da China, a pólvora, o papel, a aquarela, mostraram a rota da seda e a invenção da bússola há milhares de anos, esta que só foi chegar a Europa no século XV se não me engano.

As coreografias e os trajes estavam incríveis, mostrando todo o poder de uma das maiores potencias da atualidade. Quando chegaram aos dias de hoje, após pular o período chamado de “vergonha da china”, nos deixaram de boca aberta ao olhar o jogo de luzes e tecnologia, high technology como foi chamada aquela parte da apresentação. Seguiram passando os anos até chegar a parte da globalização, quando se levantou um grande globo da parte central do palco, com bailarinos “caminhando” nele, e em cima dois cantores chineses, que a comentarista da globo fez o favor de alegrar a transmissão ao dizer que ele era “o Roberto Carlos chinês, o rei”.

Bom, eles interpretaram uma música feita pras olimpíadas, e o tema da música era a união entre os povos. Ta ai, começa minha grande dúvida, foi uma cerimônia grandiosa, na qual os chineses fizeram questão de aplaudir igualmente todas as delegações e declarar união entre todos, aplaudindo até mesmo a delegação dos EUA que entrou com um sudanês carregando a bandeira, apenas como provocação, e a mídia ainda insiste em querer nos colocar na cabeça que a china é contra as pessoas lá.

Não culpo um país por proteger seus costumes, ainda mais um povo que sempre foi fechado como os chineses. Acho que cada povo tem sua forma de viver, e querer impor o que nós achamos certo é muita prepotência. Aliás, querendo impor o que os EUA acham certo, assim como no Iraque.

Acho que a abertura foi incrível, apesar dos momentos cansativos, acho que a idéia de botar o chinesinho de nove anos, herói do terremoto, caminhando ao lado do porta estandarte da delegação chinesa foi incrível, é difícil achar heróis no mundo de hoje, isso parece fantasia. Acima de tudo achei uma grande resposta dos chineses a grande recepção que deram, falando da união de todos, sem contar com o encerramento, nunca vi acenderem a tocha de forma tão original e criativa como fizeram nessa abertura.

A China e os chineses realmente estão de parabéns, espero apenas que agora os jornalistas acalmem um pouco a guerra política e se entreguem a união que os jogos proporcionarão. E que venham muitas medalhas pro nosso país, é claro! \o/



4 comentários:

Unknown disse...

Primeiro comentario meu sobre teu blog....
Na minha opnião ta sendo mais produtivo que o velho orkut, e criativo também...
Pois bem... Não tenho o costume de me lembrar e do nada comentar blogs, portanto faça-me lebrar ok?
Sobre a tua ultima postagem (a penultima é SEM COMENTARIOS) as minhas considerações são as seguintes:TE AMO
aushauhsuahsausha
Não vô comentar sobre o texto né? Ja ta mais do que falado, e além de tudo concordo com as tuas posições postadas ali. :P
Então é isso... Mais uma vez te amo te amo te amo. ;)
Bjo do Carlos ;)

Viniko disse...

Nossa, a Maiara é rápida, sempre que eu venho aqui tem uns 2 posts :O ahUAHhuauA
Eu nem pude ver toda a abertura mas o pouco que eu ve me impressionou o.O
Se tiver no Brasil vai ser muito abaixo disso e ainda vão ficar comparando, não vai dar muito certo :/
Mas que venham as medalhas então \o>

Ósculos e amplexos ♥

Unknown disse...

imagina olimpiadas no Brasil....a abertura ia se com trilha sonora da dança do créu e Tati quebra barraco e os fogos de artificios iam por conta dos tiroteios das favelas la do Rio....mal conseguiram faze um Pan Americano imagina olimpiadas.....agora Copa do Mundo td bem, pq nisso a gente vai se puxa, e é meu sonho ve um jogo de Copa do Mundo aqui no Beira Rio!!!!!!!

Fernando Martinelli disse...

Ae Maninha, bem interessante a abertura dos chineses mesmo, e, tendo visto a sensação que causou na maioria das pessoas que assistiram, penso tbm que o Galvão Bueno queimou o filme dele tentando forçar a barra querendo fazer intriguinhas políticas com a China. Seria bom lembrar as pessoas que esse papo de terror comunista foi o mesmo que nos jogou numa ditadura militar PATROCINADA pelos EUA (bom tbm pra lembrar aos torcedores Brasil/USA).
Quanto ao Brasil, gostei da visão do Vinico, mostra que enxerga longe, realmente isso joga reponsabilidade para os criadores das próximas aberturas e, visto que o Brasil tem boas chances, existe a possibilidade de o Brasil encarar o desafio.
Porém, bem diferente da opinião de um dos comentários aqui presentes, penso que o Brasil tem grandes chances de dar show em uma abertura olímpica. Lembro do Pan do Rio sim, e lembro que a única palhaçada do Pan foi a clac organizada pelos democratas para tentar queimar a imagem do presidente da república que ganhou com larga vantagem de votos, INCLUSIVE no Rio de Janeiro.
De resto o Pan do Rio foi um sucesso, sem incidentes (apesar de muita gente parecer torcer para que houvessem), e com uma excelente participação do Brasil (claro que teve a nossa bombada dopada da natação, mas isso é problema dela, teve que devolver as medalhas e terá um tempo para refletir o que é ser atleta).
Por fim torço sim pelo Brasil, acho que já é mais do que hora da América do Sul sediar umas olimpíadas, tbm penso que o Brasil terá uma excelente estrutura em 2016, oriunda tanto do pan quando da copa 2014. Aos brasileiros que parecem ter vergonha de ser brasileiros resta a opção de se juntar ao Galvão Bueno e quase chorar com a vitória do americano Phelps, afinal ele é forte, alto, fala inglês e mora nos states eiuhae.
saudações.