segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Ter ou não ter namorado? Eis a questão

Há um tempo atrás li no blog de uma amiga um texto que falava sobre namoro, e como essa relação está complicada hoje em dia, em como está cada vez mais "estranha", ridicularizada talvez.
Hoje em dia é comum você ver crianças namorando, em "namoros" que não passam de dois meses. Depois já estão em outro "namoro", e assim segue.
Tudo bem se isso se interrompesse conforme as pessoas crescessem, mas não, na verdade isso só acontece porque há exemplo entre pessoas mais velhas, pessoas que deveriam ter a maturidade de saber diferir namoro de uma "pegação", coisas assim, pessoas que deveriam saber que na
morar é uma coisa séria e difícil, e que amor é mais ainda!
Mexendo em alguns livros perdidos no meu armário, encontrei um livro de português da 8ª série, e lendo ele encontrei um texto que desde aquela época eu adorava, mas tinha esquecido.
O texto se chama "Ter ou não ter namorado? Eis a questão" e o autor é Carlos Drummond de Andrade.
Abaixo o texto. ;)


"Quem não tem namorado é alguém que tirou férias de si mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namorado de verdade é muito raro.
Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrimas, nuvens, quindim, brisa ou filosofia.
Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão, é fácil.
Mas namorado, mesmo, é muito difícil.
Namorado não precisa ser o mais bonito, mas ser aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio e quase desmaia pedindo proteção. A proteção não precisa ser parruda, decidida ou bandoleira: basta um olhar de compreenção ou mesmo de aflição.
Quem não tem um namorado não é quem não tem um amor:é quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes, mesmo assim não tem nenhum namorado.
Não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema sessão das duas, medo do pai, sanduíche da padaria e drible do trabalho.
Não tem namorado quem transa sem carinho, quem se acaricia sem vontade de virar sorvete ou lagartixa, e quem ama sem alegria. Não tem namorado quem faz pactos com a infelicidade.
Namorar é fazer pactos com a felicidade ainda que rápida, escondida, fugida ou impossível de durar.
Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas: de carinho escondido na hora em que passa o filme; de flor catada no muro e entregue de repente; de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar; de gargalhada quando fala junto ou descobre a meia rasgada; da ânsia enorme de viajar para Escócia ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário.
Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, fazer sesta abraçado, fazer compra junto. Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor,nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor.
Não tem namorado quem não descobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques, fliperamas, beira d'água, show de Milton Nascimento, bosques, ruas de sonho, ou musical da Metro.
Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, não recorta artigos, quem não se chateia com o fato de seu amado ser paquerado. Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada ou meio um dia de sol em plena praia cheia de rivais.
Não tem namorado quem ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele.
Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz.
Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo.
Se não tem namorado é porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando duzentos quilos de gritos e medos, ponha a sua saia mais leve, aquela de chita e passeie de mãos dadas com o ar.
Enfeite-se com margaridas ternuras e escove a alma com leves fricções de esperanças.
De alma escovada e coração estouvado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim. Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe de baixo de sua janela.
Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada.
Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteria. Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido.
ENLOU-CRESÇA" ;}

4 comentários:

Viniko disse...

Nossa, muito bom esse texto, vou virar fã do Carlos Drummond de Andrade porque ele é um dos poucos que pensa assim *-*

;****
*coração gigante*

Unknown disse...

mais ridiculo q um namoro de criança como tu mesma boto no texto é a parte do "minha linda, ti amo pra sempre", no outro dia diz q foi só pra cume a guria...isso é normal hj em dia...ah tbm o fato de "fulano e fulana, pra sempre ou amor eterno", no outro dia ta o mesmo fulano com outra fulana com a mesma merda!!!!!exemplos bons é no orkut ou qualquer outro meio virtual hj em dia....mas o q importa é q eu odeio o gaymio!!!!

Caroline disse...

Dels! ._. No meu livro da oitáva série, certamente não tinha textos de Drummond :~
O texto é ótimo.
Mas sabe, eu tava pensando. Quando se trata de crianças, dá pra aceitar, afinal, elas não possuem maturidade mesmo. Como aqueles vídeos horríveis que caem na net sabe? Eu as perdoo, são crianças e não sabem o que fazem.
O problema é quando se trata de pessoas mais velhas. A gente acredita que a pessoa já possua discernimento e quando ela apronta uma dessas é um tiro nas costas. Ela cai totalmente no conceito de todos. É realmente ridículo. Mas quando se trata de homens, especificamente, me parece que até se torna mais aceitável. Por exemplo. Na nossa idade é tão raro encontrar um homem que possua maturidade, não acha? E isso é grande maioria. Provavelmente existe uma explicação lógica pra esse processo de amadurecimento ser tão lento em alguns homens. Ou não OO'

Unknown disse...

hmmm... tu nao imaginou que eu fosse ler esse post né?
nem o post nem os comentários.

to postando como o rafa mas sou o fernando, cancelei minha conta google!!