quinta-feira, 11 de setembro de 2008

. . .

Estava eu hoje, após mais um dia de chuva nesta cidade extremamente úmida, com um livro que há muito tempo já conhecia, pelo menos pelo nome e pela capa.
Sabem aqueles livros da estante de nosso pai, que sempre passamos os olhos por ele mas nunca pegamos para ler?
Pois bem, esse é um desses livros. Tenho que dizer que sempre fui uma pessoa que adora literatura, adoro passar tardes mergulhada nas páginas de algum livro. Mas antigamente, quando via este livro em questão na prateleira, eu costumava ler coisas mais, como posso dizer, instigantes? Talvez por isso o título "O Lobo da Estepe" não tivesse me chamado tanta atenção, em uma época que estava acostumada a desvendar mistérios junto com monsier Poirot ou miss Marple nos livros de Agatha Christie. Hoje em dia já estou acostumada com outras leituras, até mesmo de legislação, que é um saco, já me atrevi a outros livros da estante de meu pai, como "Cem Anos de Solidão", que possuem um estilo que exige um pouco mais de compreensão e atenção talvez, e resolvi nesta tarde de chuva me aventurar lendo "O Lobo da Estepe", só para loucos :), de Hermann Hesse, e comecei a perceber o quanto me identifico com o livro.
Desse livro então tiro uma pequena passagem para escrever aqui, pequena passagem essa que me tocou muito.

(...) aqueles dias de morte da alma, perversos de vazio interior e desespero, nos quais em meio à terra destroçada e ressequida pelas sociedades anônimas, o mundo dos homens e a chamada cultura ri-se de nós a cada passo com seu enganoso e vulgar esplendor de feira e nos atormenta com uma persistência emética, e quando tudo está concentrado e levado ao clímax do insuportável dentro de nosso próprio ser enfermo (...)

Perfeita definição para esse meu dia de chuva...

3 comentários:

Unknown disse...

ja ouvi fala desse livro.....frio,chuva e leitura é uma combinação perfeita!!!!

Fernando Martinelli disse...

palhaçada! roubou o livro que eu tava lendo.

Maiara Martinelli disse...

hoho
eu sou malako merrmo!
roubo tudo! :D