sexta-feira, 5 de setembro de 2008

"Sexualidade" de Bandas


Vocês já notaram como algumas bandas possuem "sexo"?
Tá, maneira de dizer, mas vocês já devem ter percebido como há bandas que nós, mesmo sem querer, nomeamos de "banda masculina" e "banda feminina".

O que seriam esse conceitos?

Bem, há bandas que os dois sexos escutam, por assim dizer, como Scorpions, Queen, Dire Straits, Deep Purple, Pink Floyd, por ai vai, como na área do metal há Nightwish, Shaman, Angra, Sonata Arctica, e por ai vai tbm, essas são as bandas, porque não dizer, unissex. A maior parte das bandas são unissex, mas ainda assim há as bandas que nós consideramos femininas ou masculinas.

Exemplos? Manowar, Grave Digger, Molotov, Matanza são algumas bandas "pra machos", "pra mulheres" é mais difícil de separar, pelo menos no universo que eu analiso no momento, mas há aquelas que agradam mais ao público feminino que ao masculino, como The Calling, The Goo Goo Dolls, Matchbox 20, The beatles (risos)... e por ai vai também.

Mas qual a moral desse texto? Bom, como uma pessoa que odeia rótulos :), não poderia concordar com essas "classificações" né? E motivos tenho pra isso, o primeiro e mais forte é que eu mesma sou uma espécie que foge a regra, eu sou uma menininha meiga que adora todas essas bandas citadas como masculinas...

Acho que na área que estou analisando, no Rock/Metal as coisas ficam mais dividas, por assim dizer, porque é menor o número de pessoas que escutam hoje em dia, e mais reduzido ainda é o número de mulheres que escutam essas bandas. Na área do rock a coisa é mais, como eu disse acima, tida como unissex, mas no metal a coisa é mais dividida mesmo, e realmente músicas que fazem apologia a guerras épicas ou a morrer de beber em um bar não visam agradar as guriazinhas, mas há as guriazinhas que gostam, até porque, na verdade, também há garotas que bebem e garotas que curtem lutas épicas, não?

Seguindo o raciocínio, vocês já notaram que em músicas como hip hop não há isso? E nem existe o pensamento, o pré conceito de "sexualidade" nas músicas. As mulheres escutam como se fosse a coisa mais maravilhosa do mundo as letras machistas, se bem que até ai não implico, adoro Hard Rock, e muitas gurias gostam também, mas há guris que escutam Rihana, Fergie!! Sabem o que é isso? Já ouvi amigos meus escutando "Big Girsl Don't Cry" e "Umbrella". Como disse, não gosto dos rótulos, então vale dizer que isso é uma coisa que admiro nessas pessoas, e são quase nulas o que eu admiro nelas (risos), mas é legal ver um menino escutando sem preconceitos nenhum Colbie Caillat, e cantando ainda "it starts in my toes, and i crinkle my nose, wherever it goes i always know that you make me smile..." e segue da forma mais fofa do mundo, ou então "its time to be a big girl now, and big girls don't cry...", sem dúvidas, divino! *-*

Brincadeiras a parte, sou a favor de extirparmos o preconceito sobre as bandas, fazer como no hip hop em que todos escutam tudo... hahahaha, parar com isso, divulgar bandas boas pra essas pessoas perdidas no mundo musical. Nem pelo fato de ser sectária, mas acredito que o mundo musical de hoje ta perdido, até porque a mídia so da bola pra essas músicas de qualidade, no mínimo, duvidosa. Se houvesse uma popularização desse tipo de música, talvez as moças não passassem a adorar o Deus Metal, sei que seriam poucas as que se encantariam por ele, mas pelo menos a poluição sonora no mundo diminuiria radicalmente! ;)

15 comentários:

Icaro Turci disse...

Sabe mona....
A gente fala que tem que acabar com os preconceitos musicais e talz...
mais no fundo 85% dos headbangers e headbangars odiariam ver o povo na rua cantando as músicas de sua tão venerada banda...
Intaum mona, o preconceito é ruim logico, todos deveriam ouvir coisas boas...
Mais tenho ctz que vc num ia gosta muito de ve nego cantando o seu Sonata Artica na rua certo?

Alias..
Te amoo!!
*_*

Icaro Turci disse...

PS: Bitous é o carai..........

Unknown disse...

n precisava bota q beatles é banda de mulher....ela é bem unisex mesmo, e tu só queima meu filme dae
auhahhauhauhhuaa
brincadeira....olha é bem o q eu penso mesmo...esqueceu q o pagode é musica pros cara irem na festa pegar mulher e sertanojo pra corno q ainda ta apaixonado....mas ainda bem q escutamos metal pq hj em dia sobrevive mtu bem e ainda todo ano vem uma banda desse tp pra cá faze show...isso é bom pra a gente q gosta desse tp de musica, ja aqueles q gostam mais de um som antigo como beatles, led, the doors, pink floyd, queen vão t q fica só no cd mesmo....claro q gosto de tds essas q eu citei mas sei q n vo pode nunca ve eles, mas sobrevive e mtu bem ainda as de metal né!!!!!mtu bom o texto tampinha!!!!!!!

ps:só pra lembra isso é um comentario do q eu penso....

Unknown disse...

ah outra coisa n acho q esta menor o numero de gurias q escutam metal...pelo menos é o q eu vejo.... aqui em poa antes era qse impossivel acha alguma guria em show de metal q veio aqui no começo de 2000, hj em dia ta cheio de mulheres....poxa no show do helloween e do iron tinha mta mulher, fiquei até apavorado pq nunca tinha visto isso antes em algum show de metal aqui....só pra lembra novo cd do metallica ta do caralho, voltaram a ser o q era antes!!!!!!!!

Maiara Martinelli disse...

Mas eu não disse que não há mulheres que escutam, mas que é reduzido o número de pessoas que escutam, e é menos ainda o número de mulheres que escutam, isso é fato, há mto mais homens, e helloween e iron são bandas que juntam mulheres, e tem mais apelo midiatico, por assim dizer tbm. Mas o que eu disse a respeito do "Deus Metal" é em referência ao Manowar, que fala mto do deus metal. :)

E siiim, bitous é banda de mulherzinha, cambada de moça, vão ouvir banda de homi e parar de ser florzinha! UEHAUHEUAH

Viniko disse...

Admiro as poucas mulheres que eu conheço que reconhecem a grandiosidade do Metal/Rock e ouvem sem frescura nenhuma :D
Isso inclui a senhorita aí encima *-*



;******** infinitos

Fernando Martinelli disse...

Hmmm... Nunca pensei muito sobre isso, tá certo que Manowar é A música de macho, só olhar o show dos caras. As únicas mulheres que tem são as modelos (putas) que os caras pagam pra ir lá e ficar se esfregando neles. Diga-se de passagem, não apoio esse tipo de iniciativa, me parece meio decadente, quando eu tiver de pagar pra ter uma loiraça do meu lado eu mesmo me dou um tiro na cara!!
Bom, mas pensando bem, Beatles é meio fresco mesmo. Inclusive na época a banda masculina de verdade era (e continua sendo) o Roling Stones (mesmo depois do Mick Jagger ser pego peladão na cama com o David Bowie). Rock'n Roll nada politicamente correto!! Sem essas frescurinhas dos bons garotos dos Beatles.
Ademais as outras são óbvias, é óbvio que The Calling é bem gay! Go Go Dolls não chega a ser gay, mas é tão meloso que só serve pra menininha e babão que acredita na princesinha encantada e que a vida é um moranguinho.
Já eu prefiro música de escroto e depravado, mesmo não sendo necessariamente nem um nem outro (e, definitivamente, nem perto do babão descrito anteriormente). Ha, tbm tem os progs dos nerds preocupados com os problemas sociais (mesmo a maioria não levantando a bunda do sofá de couro em casa pra fazer algo de concreto sobre isso, mas vcs sabem, soa intelectual ser preocupado com o mundo e discutir isso s fazem se sentir engajados).
Enfim, não consigo assim definir claramente o quais as características de uma banda masculina nem de uma banda feminina (até o matanza que fala de peido nas músicas tem um bando de mulheres nos shows... tudo gorda cheias de ferro nas caras, mas se não tem tico não é homem!!).

uiehai

saudações

Fernando Martinelli disse...

Ah, outra coisa, eu realmente gostaria que a maioria do mundo curtisse rock/metal, iria me poupar de ir em "micaretas" de vez em quando (sabe quando aquele/aquela amigo/amiga fazem aniversário e convidam pra sair? Ou pior: quando tu tá pegando a maldita patty pagodeira!!!!). O mundo seria até mais calmo pq todo mundo iria gastar as energias sacudindo a cuca, outra coisa é que não faltaria energia pra gente chutar o pau da barraca de vez em quando. E ainda, não sofreríamos com a idiotização da música que podemos perceber hj em dia. Hj, desde criança, somos obrigados a ouvir músicas que nos macaquizam: pregam o ser primitivo do tipo que come, dorme e fode. Mais nada. Pensar cansa e é muito chato.

Fernando Martinelli disse...

Exemplos concretos da idiotização é o meu ex-colégio. Me formei em 2003 e nós passavamos uma fase legal da vida. A maior ameaça era a maconha mesmo que todo mundo sabe, pelo menos nessa fase, atravanca a vida do coitado que é uma beleza. No atual jogo da sociedade quem demora demais no ponto, ainda mais nessa idade, sofre bem mais depois pra conseguir se colocar numa situação mais confortável, é uma merda, sou extremamente crítico à essa tendência mas ela existe.
Mas uma coisa legal era que naquela época nós íamos a aula de vez em quando (a gente fazia nossas merdas), claro que gastavamos alguns tempo em trova com algumas gurias (as que prestavam, sempre evitando as mukissas e as putassas, medo de pegar o tal sapinho euiha). Mas não tínhamos a idéia da putaria generalizada, se alguém namorava a intimidade dos namorados era de interesse apenas deles, nós nem nos preocupavamos em saber sbre isso. E, principalmente, não era interesse dos envolvidos publicar a vida íntima, ISSO COM 17 ANOS.
Hj tem guria de 14 fazendo vídeo com guri na rampa do colégio, e pasmem: ela mesmo passando pros outros!! Hj ser puta é pop!

Maiara Martinelli disse...

Isso mesmo, ia fazer um texto sobre isso Fê, aliás, várias coisas que tu citou. Primeiramente, o proger que vai mudar o mundo em sua casa burguesa e tbm sobre a idiotização das pessoas hoje em dia, e como a putaria ta na moda.
Boas colocações! ^^

Unknown disse...

beatles claro q é uma banda meio fresca....qd eles começaram era musica de apaixonadinho pra conquista mulher...depois teve aquela mudança psicódelica q deixou d ser uma banda para mulher vamos assim dizer....totalmente diferente de stones q é uma banda "sexo,drogas e rock n' roll" vamos assim dizer, mas q sempre teve sua imitação barata dos beatles.....agora sim beatles pode até ser fresco mas eu queria ta numa banda dessas de fresco em q as mulheres tinham orgasmos nos shows dos caras, transavam com qualquer uma e nunca foram encotrados com outro cara pelado.....bom a principio rush continua sendo a melhor banda de todos os tempos!!!!ja q o papo é rock mesmo tão dizendo por ae q AC/DC vem pra cá ano q vem....
abraços!!!!!

Fernando Martinelli disse...

Não preciso de banda pra pegar mulher.
Na verdade gostaria de fazer parte de uma banda que eu realmente curtisse, um exemplo seria o Manowar, seria muito feliz no Manowar e não precisaria contratar as putas tbm.
Outra banda foda é o Dream Theater, tbm seria feliz no Dream Theater, se bobear mais até que no Manowar, destaque apenas para a música da banda.
Outra coisa, bem, to pouco me lixando se o cara aparece pelado, falei pra brincar (já que "Angie" foi feita como um pedido de desculpas à mulher do Bowie). Na realidade estava mostrando a diferença de atitude. Até mesmo a fase psicodélica dos Beatles foram no momento em que várias bandas estavam nessa fase. Anos 70 foi a fase do LSD e psicodelia. Muito estranho essa banda, sempre seguiu as tendências. Já o Rolling Stones sempre teve a sua cara e um Rock'n Roll bem definido e com um som bem próprio, independente da tendência, pode analisar as músicas.

Unknown disse...

Ninguem precisa de banda pra pegar mulher.....mas ajuda mtu
n só banda mas dinheiro, carro e fama....
mas isso n vem ao caso
ja Stones eu particulrmente n gosto mtu, acho qse sempre td igual e n me agrada o som deles.....mas sim eles são bem originais nas antigas pq agora as musicas deles n são nem um poco parecidas como era antes....mas isso é normal, todas bandas das antigas são assim hoje em dia...deep purple, iron maiden, rush, red hot tbm, o próprio metallica q eu falei antes....mudaram mtu como era antes, mas isso é a coisa mais normal q existe.......agora seria feliz em qualquer uma banda dessas, mas se fosse pra escolhe n pensaria duas vezes em escolhe deep purple!!!!!!

Caroline disse...

Bom texto, mas discordo em alguns pontos. Mas pra não gerar mais conflitos no local dos comentários, prefiro me abster.

Fernando Martinelli disse...

Sinceramente, considero decadente demais essa coisa de "aí mina, quer dar uma voltinha no possante?".
Quero mais é que se foda, deixo as mercenárias para os que gostam. Outra coisa é que falei exatamente dessa falta de foco musical, que algumas pessoas cultuam a cultura do come, dorme, fode. Isso pra mim é não fazer uso da capacidade de raciocínio que a natureza nos deu, mas enfim.
O Rolling Stones mudou a música deles, assim como suas contemporâneas, por um motivo bem óbvio. Simplesmente os recursos que eles tinham antigamente não são nem perto dos atuais. Simples assim, quando nem mesmo uma distorção decente se tinha e hj tu faz chover com qualquer mesinha de som, é óbvio que o som vai mudar, mas ainda acho o som dos caras de extrema identidade e acho bem melhor que aquela coisinha mamão com açucar do Beatles.
Já o Rush sempre fez um prog com muito de experimental, é natural que fossem fazendo várias mudanças, todas muito boas diga-se de passagem.
O caso do Red Hot é parecido, eles praticamente inventaram aquele estilo deles, então podem experimentar a vontade, com raras excessões todas as mudanças foram boas.
O caso do Deep Purple é o mesmo dos Stones e no Iron Maiden é quase o mesmo. Pois eles ainda adicionaram mais uma guitarra, e para os saudosistas eu digo: gostei!
O Metallica pra mim não deve ser chamado "das antigas" pois não é tão antigo assim (assim como o Red Hot). Outra coisa, o Metallica se notabilizou por ser uma banda de sucesso de TrashMetal, depois que os imbecis resolveram fazer uma coisa quase NewMetal. Pra dizer a verdade nunca fui um adulador do Metallica, só ouço a gravação com a Orquestra de São Francisco, de resto nada. Pelo CD St. Anger eles mereciam um prêmio "Framboesa de Ouro" (para os que desconhecem trata-se de uma avacalhação dos prêmios dados aos artistas - grammy, oscar).
Sobre o novo cd não ouvi, mas digo tbm que não tenho muita vontade de ouvir.