quinta-feira, 24 de junho de 2010

Puxar o arco mas não soltar a flecha...

Às vezes a vida se demonstra muito complicada para nosso entendimento... É incrível como seguidamente erramos quando achamos que tudo o que estamos fazendo está correto...
Bem, várias vezes tomamos atitudes de "cabeça quente", naquele momento sem pensar, ou também por orgulho, e ai é comum cometermos enganos, mas e quando pensamos e temos a plena certeza de que estamos agindo da melhor maneira possível?
Todos cometemos erros, e todos temos defeito, aliás, mais de um, vários... e é difícil identificar e reconhece-los todos, mas acredito que temos a oportunidade de tentar e sempre ter o objetivo de melhorar.
Pois bem, depois de muitos erros, ganhamos o prêmio de saber reconhecer pelo menos alguns de nossos defeitos, e temos então nossa possibilidade de superá-los, e incrivelmente, erramos de novo.
Ouvir as mesmas criticas a si mesmo depois de sucessivas tentativas de melhora pode ser frustante, mas há uma frase de Drummond que diz: "Na unanimidade há uma parcela de entusiasmo, outra de conveniência e uma última de desinformação.", ta ai, acho que também há a falta de reconhecimento por parte das outras pessoas de nossas tentativas... por isso não devemos ser cruéis com nós mesmos.
Haverá vezes que precisaremos apenas "puxar o arco mas não sotar a flecha", pois, seguindo nos proverbios chineses, sempre precisamos examinar tudo "com o cuidado de quem desembaraça fios de seda", e lembrar que "a maré deve atingir seu nível mais baixo antes de mudar", saber reconhecer defeitos é sempre chegar a maior baixa da maré, e ter o cuidado de saber o que mudar em nosso comportamento é essencial, e mesmo assim ainda estaremos sujeitos a enganos.
Em suma, mudar é essencial, pra melhor sempre é o objetivo, e mesmo assim haverão falhas de nossa parte, mas quando a intenção é verdadeira, tem que ser reconhecida, portanto, a incompreensão também é uma falha.
Que todos aprendamos a reconhecer e modificar nossos erros, e que saibamos perdoar e entender os erros de outrem, pois a compreensão que precisamos todos também precisam, e é sempre mais fácil achar os erros dos outros.
A Avalon, morada das fadas, só se chega por acaso, pois é impossível encontrar o caminho sem se perder. Um dia encontrarei Avalon!

5 comentários:

Caroline disse...

Essa é uma boa questão! auieoh
Eu acho que só existem três motivos pra alguém agir dessa forma:
Imaturidade, gostar de verdade da pessoa ou egocentrismo. Oo
aioeuahuie
Te aamo! ;@@

Hugo disse...

Desabafo,desapego, decepção, desamparo. É querida, essa questao envolve compreensao, tolerancia e cumplicidade. Nem todos tem a sensibilidade de perceber no outro, um ato de mudança pra melhorar o entendimento, e pior que as vezes nós fazemos essas mudanças com tanto carinho, esperando no fundo um reconhecimento por isso, por mais que esse reconhecimento nao seja por meio de palavras, mas sim por gestos.

Unknown disse...

Mómó.. que coisa, não?
Coisas da Vida Maiaia, não chore. AUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAU
Teamo

Unknown disse...

Amei.. Chegou na melhor hora esse texto pra mim. Obrigado !

Unknown disse...

Acho que este texto serve de reflexão,más cada um interpreta da forma que lhes convém,pois o próprio texto já diz tudo.
🤔