sábado, 15 de novembro de 2008

Impasse

Na verdade eu não tinha decidido qual seria o título desse texto. Normalmente sou péssima com títulos, mas esse até tive idéia de qual seria, mas mesmo assim não tive mta certeza, pois estava entre "impasse" ou "contradição".
Bem, por que desses títulos? Fácil, tem a ver com o que foi escrito no texto passado. Se tu leste o outro texto sabe que eu me referi a uma música, especialmente a um verso da música que diz: "A dúvida é o preço da pureza", e disse que concordava com ela. Pois bem, eu realmente concordo, mas me vejo no momento em uma situação que talvez por uma má interpretação possa colocar essa afirmativa em cheque.
Há algumas situações na vida em que temos de tomar atitude, a há situações em que a vida te fecha todas as portas e te leva a um único caminho. Será?
Analizando melhor alguns fatos, por experiência própria, acabei descobrindo que sempre pode haver um segundo caminho, ou um terceiro, quarto, seja lá quantos caminhos a se escolher, às vezes até tendo a ver com o que tu pensava que era o único, mas que um detalhe, uma leve inclinação pra um lado da estrada faz o final da jornada ser totalmente diferente. Tive momentos em que achei que tudo me levava a uma única escolha, aconselhei pessoas a tomar atitudes e entrar na única porta aberta, mas percebi que existem momentos em que tudo que se acreditava como o melhor a se fazer pode não ser, afinal, o melhor.
Pode ser que volte aos conceitos do que é o bem e o que é o mal, e que isso ajude a tomar decisões na vida, mas e quando até o que a gente pensava ser o bem te mostra mais de um jeito de ser posto em prática?
Por isso, sim, a dúvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza, até porque qualquer certeza que podemos vir a ter vai ser falsa e enganosa, ali na frente se provará que a nossa certeza não passava de uma ilusão e que talvez pudesse ter sido diferente e melhor, acho que nunca nos livraremos dos "talvez" da vida, por isso ainda defendo a teoria do bem e o mal. Tá certo, podemos mudar de pontos de vista sobre uma questão dez vezes em um dia, mas se uma idéia superou outra antiga é porque aperfeiçoamos ela.
Nunca devemos deixar de lutar pelo melhor e mais completo para nós mesmos, mesmo que isso signifique quem sabe mudar totalmente a rota de uma viagem a mtos anos planejada. O essencial, ao meu ver, é sabermos ser nós mesmos em todas ocasiões, porque o que pensamos e acreditamos é algo em que se pode apoiar, e contando com isso podemos seguir em frente apesar de todas as eventuais dúvidas que irão aparecer no caminho.
A vida é feita de escolhas sim, e cabe a nós escolher as melhores, por mais manjado que isso possa ser, é uma verdade. Devemos sempre viver o presente, sem temer tomar decisões, desde que dando um passo de cada vez, sem tentar premeditar ou adivinhar conseqüencias. As escolhas são multíplas e a dúvida é a nossa dádiva, que a gente aprenda a conviver com ela.

4 comentários:

Caroline disse...

Como eu te conheço, acho que eu sei sobre o quê principalmente tu tá falando no teu texto.
E é verdade, às parece que só temos uma opção em determinadas situações, mas isso não é verdade. É a nossa falta de experiência em lidar com uma situação e que nos leva a essa ''única opção''. Acho que cada decisão que a gente toma, deve ser pensando no grupo, no número de pessoas, que essa decisão pode afetar. E tentar achar o melhor caminho pra todos. O pior é que o tempo sempre é curto, e SEMPRE, em qualquer situação precisamos de escolhas rápidas e inteligentes (o que é muito difícl), pra que o problema não se agrave ou termine do pior jeito possível. Não escolher uma opção não deve ser escolha em casos de extrema urgência.

Muito bom o texto!
Te aaaamo muito inhame e conta comigo tá?!
Se precisar não hesita em me chamaar! Sério mesmo!
Beijão! ;@@@@@@@@@@@@@@

PA. disse...

Mtas vezes nós acreditamos q temos um único caminho a seguir, uma unica opção, e que somente esse caminho nos levará a realização pessoal.Mas na prática descobrimos que não é bem assim,descobrimos q existem outros caminhos a seguir, e que essa nova estrada tbm pode nos levar a felicidade.Por isso sempre tenha uma 2°, 3°,4°....opção!!

=D

Hugo disse...

Olha,antes de comentar,eu gostaria de comentar minha sincera admiração pela dona do blog, uma mulher simplesmente espetacular, que fique bem claro que nao eh rasgação de seda...É a pura verdade, e o mais importante, que ela sabe disso.Agora sobre o texto eu digo que sempre será mais facil pra gente analisar o caminho certo qdo já passou a hora da decisao, ou quando alguém de fora dá uma opiniao mais racional, afinal de contas ela nao esta envolvida emocionalmente com as ideias.Li os comentários que fizeram e discorda da Caroline qdo ela fala que "cada decisão que a gente toma, deve ser pensando no grupo, no número de pessoas, que essa decisão pode afetar";É ate louvavel pensar assim pq mostra uma cumplicidade com o próximo mto grande, generosidade, mas temos que tomar decisoes principalmente pensando no nosso bem-estar, parece egoísmo, mas nao eh melhor verdade e a melhor decisao que podemos tomar eh a nossa.E cai entre nós..Nao se pode evitar um erro sem antes cometê-lo, errar nao eh tao feio como parece.

Unknown disse...

n só o texto mas tbm os comentarios mostram cada um uma forma de diferente de se pensar vamos assim dizer.....para saber desse texto tem q realmente ler o texto anterior onde fala sobre a "terceira pessoa" q é o a Maiara esta tentando passar nesse texto tbm....esse texto é a continuação mais detalhada sobre o fato de tu se coolocar como a terceira pessoa, assim teras mais opções para qualquer q seja o problema ou algo do tipo.....qt aos comentarios deu pra ve q tds tem uma opnião diferente mas gostei da parte do "É a nossa falta de experiência em lidar com uma situação e que nos leva a essa única opção''q a Caroline deixou ali, é nessas horas tbm q aprendemos mtas coisas!Bom texto tampinha.