quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ôÔôÔô boi

Estava eu hoje pensando sobre um assunto que seguidamente já pensei, discuti, debati, amaldiçoei até, que é a "mania" da sociedade de aceitar ser como o gado marcado. O que eu quero dizer com isso?
Fácil, vocês já notaram que parece que a ordem geral é não pensar? As pessoas estão acostumadas a não desenvolver o senso crítico, a deixar que decidam as coisas por elas, a permitir que a mídia tenha todo o poder sobre a sociedade.
Não que eu ache que eu seja mais que qualquer outro, ou que quem eu conheço e admiro por ser uma pessoas de postura e de idéias próprias seja melhor que outras, acredito que todos temos a mesma capacidade, mas que há pessoas que querem usá-la e pessoas que não querem.
Já notaram como existem pessoas que reclamam da política e não sabem nem em quem votou na eleição passada? Aliás, essas pessoas se vangloriam de serem "apolitícas". É possível existir algum ser "apolítico" em um mundo onde tudo é politica, até mesmo as relações de bem estar familiar?
O ser humano é político por natureza, já falei isso outras vezes aqui, mas é que me surpreendo sempre com a ignorancia das pessoas e a vontade de permanecer ignorantes. E não estou ofendendo ninguém, pois ser ignorante é ignorar um fato, até então passar a conhece-lo, o problema se encontra quando fazemos questão de permanecer ignorantes.
Mas eu sei que esse tema é frenquentemente debatido há anos, e o que me fez escrever um texto totalmente referente a ele hoje foi o fato de estar escutando uma musiquinha.
A música é Vida de Gado, abaixo a letra!! :)


-
Vocês que fazem parte dessa massa,
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar, muito mais, do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
A margem do que possa aparecer.
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer.

Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz!

Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens, a publicam, no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou.

Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz!

O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam essa vida, com a cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar,
Não voam nem se pode flutuar,
Não voam nem se pode flutuar.

Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz!

4 comentários:

Caroline disse...

É verdade. Na verdade todos somos ignorantes em relação à alguma coisa que não nos chame à atenção.
Mas na questão política, acho que todos deveríamos ter o mínimo de noção sobre ela, principalmente sobre a política do seu país, é claro. Sempre temos que estar atualizados com tudo que ocorre dentro do país.
Os ''apolíticos'', os que não gostam de política, votam mal, muitas vezes acabam prejudicando várias pessoas, além de não poderem desenvolver qualquer tipo de conversação sobre esse assunto (que é super importante), pois esses sempre apresentam apenas argumentações frágeis e acabam sendo ridicularizados por aqueles que sempre estão acompanhando os acontecimentos dessa ordem.
Acho que tu ter a mínima noção de política, pra deixar de ser um total ignorante nesse ponto e´fundamental e extremamente importante!
Bom textoo!
Te amoo! ;@@

PA. disse...

As pessoas não criticam mais as situações que à elas são impostas, aceitam aquela verdade e pronto!!Não questionam!! Reclamam dos políticos e nem sabem em quem votou na ultima eleição...
Tem uma musica de Pitty q fala justamente sobre isso.
"Vou c/ os outros pro abate , o meu dono vai lucrar...Isso é tão disconfortavel, me ensinaram a fingir,e se eu for derrotado nem sei cmo me render"
Parabéns pelo post!!

Hugo disse...

A política no Brasil tem conotação pejorativa, está diretamente associada aos cargos do legislativo e executivo. Falta abrir a mente e notá-la em casa, na relação de familia, como a Maiara bem lembrou, da questao da vizinhança, trabalho, escola etc.Isso me faz lembrar de uma questao semelhante que eh a da leitura. Muitos brasileiros nao gostam de ler pq associam a leitura a livros didáticos, estudo, ou obrigação de fazer alguma prova, ou seja, seria mto mais agradavel ler por prazer, com um tema da sua escolha para desenvolver ideias sobre isso. Bom, fiz essa comparação pra mostrar tb que cada cidadao deve buscar informaçoes por conta própria, pra fazer uma reflexao melhor sobre seus conceitos, buscar todas as fontes para nao ficar como um "pau mandado" da massa ou da mídia.Agora, muito em função desses apoliticos foi causada e construída pelos proprios politicos, é necessário que uma revolta cresça em cada um para começar a tomar atitudes. Ahhh adorei a musica, cantava e tudo e até fazia paródia dela rsrs. Beijao!

Unknown disse...

Todo mundo um dia foi ou é boi marcado... como disse a Carol, sempre somos ignorantes em alguma coisa, o que vale é ser inteligente e avaliar depois os fatos pra saber o que é certo ou errado. :P